:

  • Dermatite Seborreica


  • Patologia caracterizada por lesões avermelhadas na pele que descamam e coçam

Trata-se de uma inflamação na pele, de caráter crônico, que tem como principais sintomas a vermelhidão e descamação de algumas regiões do rosto (principalmente em ambos os lados das bochechas, cantos do nariz e testa) e couro cabeludo. Ela não tem cura, contudo, existem momentos de melhora e piora dos sintomas.

Não tem uma etiologia conhecida, mas se sabe que ela pode ter origem genética ou adquirida através de fatores externos (excesso de oleosidade, alteração emocional, alergia, etc.). O fungo Pityrosporum ovale também pode ser um causador da doença.

A dermatite seborreica não é contagiosa e nem causada por falta de higiene. Também não se trata de uma alergia.


Sintomas:

Os principais sintomas relacionados a dermatite seborreica são:
⦁    Excesso de oleosidade na face e couro cabeludo;
⦁    Vermelhidão na região da face
⦁    Descamação da pele;
⦁    Caspa;
⦁    Prurido 
⦁    Placas que cobrem parte da face.

Diagnóstico:

É feito por um especialista dermatológico, que irá e basear praticamente nos sinais clínicos e relatos do paciente. Quando só isso não basta, pode ser necessário alguns exames complementares para auxiliar no diagnóstico, como o micológico, a biópsia e o teste de contato.

Tratamento:

Não existe uma cura definitiva, mas os sintomas podem ser amenizados através de algumas medidas: lavagens frequentes do rosto; evitar o uso de chapéus ou bonés; preferir xampus que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos; o uso de cremes/pomadas também com antifúngicos e corticosteroide, e qualquer outra medida indicada pelo seu dermatologista.